Sublime União


15/07/2010


Escrito por sublime Uniao às 08h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

14/07/2010


Porque é que o olho que tudo vê – símbolo maçónico – aparece nas notas de dólar?

 

http://igrejaconfortodivino.files.wordpress.com/2009/10/dolar2.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_Y6Zegq2_6VI/SKEARsBhijI/AAAAAAAAADk/6-oLBXRb_DY/s320/OneDollar_NovusOrdoSeclorum.jpg


Pode-me explicar uma coisa? Porque é que o olho que tudo vê – símbolo maçónico – aparece nas notas de dólar?

Resposta: Como deverá saber, grande parte dos Pais Fundadores dos Estados Unidos da América foram maçons, designadamente George Washington, que foi Grão-Mestre da Grande Loja do seu Estado e cuja efígie figura na nota de 1 dólar, aquela em que, no verso, está o "olho q ue tudo vê". Por outro lado, o "olho que tudo vê" é também uma conhecida representação do Criador. E, se reparar, no mesmo lado da nota de dólar onde está essa imagem, está a divisa "In God we trust", divisa adotada pelos USA. Quer pelo significado simbólico religioso, quer pelo significado simbólico maçónico, os criadores da nota de dólar decidiram colocar lá o símbolo. O que demonstra ainda uma outra coisa: nos EUA, a Maçonaria Americana é CRENTE e uma interventora social conhecida e reconhecida, daí que por lá uma coisa como esta seja encarada como natural - e é-o. Essa é uma das razões porque entendo que a Maçonaria Europeia do século XXI, particularmente a Maçonaria Regular Portuguesa deve rejeitar a fama e o (mau) proveito de secretismo, divulgando o que faz, por que faz, como faz e dizendo abertamente o pouco que reserva para si, e porquê - como nós procuramos fazer aqui no A Partir Pedra.

"Nos EUA, a Maçonaria não só não é nada secreta, como é uma interventora social amplamente reconhecida!Em qualquer cidadezinha americana, o edifício da Lojaa maçónica local é conhecido e frequentado - por vezes tem a categoria de monumento local. A condição de maçom faz parte e é menção do currículo de quem o é. Há hospitais e bibliotecas publicamente financiadas pela maçonaria americana - e disso dando conta na sua documentação dirigida ao público. A Maçonaria americana é uma instituição social como as outras, conhecida e reconhecida como as outras. Pode-se não gostar, mas negar a evidência é desonestidade intelectual... "

A propósito desta resposta, uma pequena correção: não consegui confirmar que George Washington tenha sido efetivamente eleito Grão-Mestre da Grande Loja da Virgínia (a colónia e, depois, o Estado americano onde residia). Conforme verifiquei na página da Saiba mais')" href="javascript:void(0);">História dessa Grande Loja, aquando das diligências para a sua criação, foi sugerido para seu primeiro Grão-Mestre George Washington, mas declinou o convite, em virtude das suas obrigações como Comandante na Guerra da Independência dos Estados Unidos (cfr. Saiba mais')" href="javascript:void(0);">aqui) e o primeiro Grão-Mestre da Grande Loja da Virgínia veio a ser, em 1778, John Blair Jr..

George Washington veio, no entanto, a exercer funções de "acting Grand Master" (Grão-Mestre em exercício), isto é, a exercer ritualmente a função de Grão.Mestre em determinada cerimónia, em substituição do Grão-Mestre de ofício, designadamente na cerimónia da Colocação da Primeira Pedra do Capitólio, em Saiba mais')" href="javascript:void(0);">18 de setembro de 1793, cerimónia de que existe o conhecido quadro que se reproduz acima.


Rui Bandeira

Escrito por sublime Uniao às 20h53
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Sul, Homem, de 56 a 65 anos, Portuguese, Política, Informática e Internet
Outro -

Histórico